Realizou-se no passado dia 30 de Setembro a Assembleia Geral Anual da Liga, adiada em conformidade com o artigo 18º do DL 10-A/2020 e DL 24-A/2020, devido ao quadro pandémico.

Da ordem de trabalhos  fazia parte, entre outros, a  apreciação, discussão e votação do Relatório de Actividades de 2019, o qual foi aprovado por unanimidade e que aqui se publica.

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DO EXERCÍCIO DE 2019

Caros Consócios:
Nos termos legais e estatutários, vem a Direção submeter à apreciação de V.Exas. o Relatório da Direção, o Mapa de Recebimentos e Pagamentos, Mapa de Direitos e Compromissos Futuros e o Parecer do Conselho Fiscal, relativos ao exercício findo em 31 de Dezembro de 2019.

1. INTRODUÇÃO
Durante o ano de 2019 a Direção focou a sua atenção em áreas consideradas prioritárias, especialmente numa perspectiva de contribuir para a humanização junto do utente e ainda para uma melhor visibilidade da actividade do Voluntariado.

2. ACTIVIDADES
A Liga, através do abnegado trabalho dos voluntários, manteve as suas atividades diárias de apoio e conforto aos doentes internados e aos da consulta externa com a distribuição dos Carrinhos de chá.
O total de horas prestadas pelos voluntários foi de aproximadamente 4.400, ligeiramente superior ao ano anterior, atividade que tem merecido referências elogiosas, quer por parte dos pessoal do Hospital e dos doentes, bem como da Direção da Liga.
O número de voluntários atualmente em atividade é de 26, sendo 23 mulheres e 3 homens, com uma média etária de 70 anos. Este ano foi marcado pela saída de algumas voluntárias jovens, cuja entrada na vida profissional se tornou incompatível com o voluntariado.
Foi feito o acompanhamento dos doentes à Missa de Natal, com distribuição de pequenas lembranças aos doentes internados.
A Liga associou-se à Festa de Natal de iniciativa do Serviço da Dor, a qual constou de mensagem de Boas Festas e momentos lúdicos e musicais alusivos à quadra natalícia. O evento que contou com a presença de voluntários, funcionários hospitalares e doentes internados encerrou com um coffee-break de bolo rei, chá, café, oferecido pela Liga.
Realizou-se o habitual almoço de Natal do Voluntariado, repetindo-se a experiência do ano anterior, em que mais uma vez se privilegiou o convívio, com troca de pequenas prendas surpresa e a organização foi partilhada entre a Liga e os Voluntários. O encontro teve lugar nas instalações da UDIP, com a presença de muitos Voluntários e dos Corpos Sociais da Liga.
Deu-se continuidade à venda mensal de livros, na 3ª 2ª feira, com a montagem de uma pequena mesa no hall da Consulta Externa. A Feira/Venda Solidária continuou a funcionar em base diária. A tradicional Venda de Natal teve lugar na segunda semana de Dezembro, com renovação dos enfeites natalícios do espaço e decorreu nos moldes habituais, exclusivamente com artigos doados e com razoáveis resultados financeiros. Foram vendidas as tradicionais rifas com sorteio de acordo com a lotaria nacional do Natal. Para o sucesso destas acções, que se inserem no âmbito da angariação de fundos, foi determinante a grande disponibilidade dos Voluntários.
À semelhança de anos anteriores a A Liga marcou presença nas Jornadas da Dor com a oferta e apoio ao coffee–break.Na esfera do aperfeiçoamento dos recursos, a Liga procurou melhorar a formação do seu Corpo de Voluntários, pois somente com voluntários preparados poderá cumprir os objetivos que definiu e que o Hospital e os seus utentes necessitam e merecem. Para o efeito, foi realizada em Outubro formação, de presença obrigatória para todos os Voluntários, com o objectivo de actualizar conhecimentos e contribuir para a melhoria do desempenho e motivação do grupo. A sessão foi monitorizada com a colaboração de profissionais do Hospital de acordo com as diferentes áreas temáticas consideradas relevantes para os Voluntários, em que os palestrantes abordaram temas como Prevenção e controlo de infeção associada aos cuidados de saúde/Boas práticas, Doente agressivo/Estratégia de intervenção, Importância da relação Serviço Social/Voluntariado e Segurança/Plano de evacuação. A sessão foi alargada por convite endereçado aos Coordenadores das Ligas do HSFX e HSC e divulgação via intranet junto dos funcionários do hospital. Os Voluntários tiveram ainda oportunidade de assistir, em Novembro, a formação de iniciativa do Hospital, sobre o Plano de emergência interno. Por fim e com vista à integração de novos voluntários, realizaram-se 30 horas em ações de formação.
A Liga fez-se representar pela Coordenadora no XI Encontro Nacional do Voluntariado em Saúde, realizado sob a égide da FNVS, em Outubro, em Aveiro, em que o foco principal foi a Humanização do Ambiente Hospitalar, tema da maior relevância na relação voluntário/doente. Em reunião do voluntariado foram divulgados os ensinamentos colhidos no evento. Os Voluntários tiveram ainda oportunidade de, em Novembro, assistirem a uma palestra sob o título “A experiência dos nossos doentes contada na 1ª pessoa”, de iniciativa do CHLO.
Ainda no contexto da optimização dos recursos, foi dada ênfase, às já criadas em 2018, coordenações intermédias (Atendimento, Carrinhos e Feira/Venda Solidária), primeiras linhas destes sectores, que reportam directamente à Coordenadora do Voluntariado, permitindo à Coordenadora a concentração em temas de maior relevância e a delegação de responsabilidades acessórias.
No âmbito das telecomunicações, desenvolveram-se esforços junto do Serviço de Informática para a instalação de novos meios de internet e telefone, ferramentas já autorizadas pela Administração, em tempo oportuno.
Deu-se continuidade à divulgação da imagem da Liga, através do sitio na web nomeadamente com registo fotográfico da Assembleia Geral Anual e publicitação do Relatório de Actividades. Foi ainda formalizado pedido e obtida aprovação do Conselho de Administração para passagem de informação sobre o papel da Liga na comunidade hospitalar, nos LCD existentes no Serviço da Ambulatório.
Prosseguindo um serviço de qualidade e de preocupação com o ambiente foram feitas consultas ao mercado para aquisição de copos de papel, para substituição dos de plástico. Consegui-se também melhorar a gestão logística dos consumíveis para os carrinhos (bolachas/ leite /café e chá), por seleção de novo fornecedor (Eurest) que garante maior eficiência na distribuição e entregas.
Foi melhorada a exposição dos artigos na venda de Natal, com a aquisição de novas mesas de apoio articuladas. Os Torreões do Atendimento e da Venda Solidária foram objecto de obras de beneficiação para reparação de infiltrações. Procedeu-se à modernização da imagem da Venda Solidária dando preferência a artigos mais apelativos que as peças de vestuário, designadamente bijuteria e livros.

3. EVOLUÇÃO DO CORPO DE ASSOCIADOS
Ser sócio da Liga não tem qualquer outra contrapartida que não seja o estimulo de ser solidário para com os utentes do Hospital de Egas Moniz, o que torna difícil a tarefa de angariação de novos associados. No ano corrente verificou-se a entrada de 3 novos sócios dos quais 2 integraram o Voluntariado.

4. DONATIVOS
Foram recebidos donativos de algumas entidades institucionais, a citar, a Delta Cafés, para além de outros donativos individuais de voluntários demonstrativos de grande generosidade e espírito de boa vontade e ajuda aos doentes do HEM.
Um grupo de trabalhadores da Presidência do Conselho de Ministros, do qual faz parte um voluntário, doou bens alimentares (bolachas, leite, sumos, chá, café), cuja entrega foi formalmente feita na sede da Liga com a presença da Presidente da Liga e do responsável daquele Serviço.
Voltou a ser recebido o produto do IRS consignado por todos aqueles que responderam ao apelo feito com a distribuição do marcador de livro criado para o efeito, embora abaixo do ano anterior
A Liga doou este ano, para modernização e humanização das instalações do Hospital, e de acordo com as necessidades elencadas pelos Enfºs Chefes, um conjunto de equipamentos constituído por 3 Cadeirões de descanso, 3 Cadeiras de duche, 1 Cadeira de rodas, 1 Colchão anti-escaras com compressor, 3 Pedaleiras, 1 Andarilho e 2 Lava-cabeças, para apoio aos doentes, cujo processo de lançamento de consultas, analise de propostas e aquisição correu directamente pela Liga, e ainda equipamentos diversos de cariz didáctico, e outro, para utilização dos doentes, bem como ajudas técnicas, medicamentosas e outras a utentes carenciados, sinalizados pelo Serviço Social, que no total se cifrou em 3.542€.

5. SITUAÇÃO ECONÓMICA-FINANCEIRA
A situação patrimonial da Liga continua estável, sendo disso evidência o nível das disponibilidades de tesouraria no final do ano. Faz-se notar que este saldo de tesouraria integra 12.148,24€, pertence a Encontros Médicos, cuja responsabilidade está reflectida no Mapa de direitos e compromissos futuros
De salientar que as Vendas de Natal e Solidárias bem como Donativos continuam a ser a principal fonte de recebimentos da Liga, tendo atingido 3,2 mil euros, porém abaixo do ano anterior, no tocante aos Donativos. Também o IRS Consignado, no valor de 1,2 mil euros passou a ter alguma expressão no recebimentos anuais.
Globalmente os Recebimentos ficaram aquém dos Pagamentos destacando-se nestes o contributo em equipamento hospitalar doado e ajudas técnicas, montante que se cifrou em 3,5 mil euros, excedendo em 2,2 mil euros o ano transacto. Também as despesas com manutenção que totalizaram 2,1 mil euros e se materializaram na reparação de infiltrações nos Torreões excederam em 1,1 mil euros os gastos de 2018.
De referir que os recebimentos estão afectados por 1.100,00 euros e os pagamentos por 1.354,20 euros, valores que integram a conta corrente Encontros Médicos, cujo saldo final de 12.148,24 euros se encontra relevado no Mapa de direitos e compromissos futuros.Assim o resultado negativo de tesouraria, constante do Mapa de Recebimentos e Pagamentos do ano, é de 2.768,65 euros, enquanto o resultado líquido negativo do período de 2019 de 2.514,45 euros, saldo que a Direcção propõe que seja transferido para a conta de Resultados Transitados.

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS
A Srª Coordenadora do Voluntariado, em funções desde há 15 anos, anunciou à Direcção, no inicio do ano, a sua vontade de, por razões pessoais, deixar o cargo. A Direção respeitou a decisão, sem deixar de manifestar mágoa pelo seu afastamento e relevar o empenhamento e dedicação à causa que abraçou e acreditou ao longo destes anos. Foi uma referência fundamental para a dignificação do Serviço de Voluntariado que a Direcção agradece reconhecidamente. Seguiu-se um processo de selecção e treino para substituição do cargo tendo a nova Coordenadora assumido a função no final do ano. A Direcção expressa as maiores felicidades e sucessos à nova responsável.
A Direcção congratula-se por ter sido possível à Liga continuar a contribuir para a melhoria das condições técnicas e humanas de acolhimento dos que recebem cuidados de saúde do HEM.
Por fim aproveitamos a oportunidade para dirigir uma palavra de agradecimento às entidades que contribuíram com donativos, não esquecendo a habitual Delta Cafés, e muito em especial aos que, preferindo o anonimato, quiseram contribuir com o seu generoso donativo. Também aos nossos associados e voluntários pela confiança e colaboração prestada e a quem solicitamos apoio e participação, tão necessários para um crescimento da Liga dos Amigos do Hospital de Egas Moniz.

Lisboa, 9 de Março de 2020

A Direcção