Realizou-se no passado dia 21 de Março a Assembleia Geral Anual da Liga, no Auditório BOC do Hospital de Egas Moniz.
Da ordem de trabalhos fazia parte, entre outros, a apreciação, discussão e votação do Relatório de Actividades de 2023, o qual foi aprovado por unanimidade e que aqui se publica.
RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DO EXERCÍCIO DE 2023
Caros Associados:
Nos termos legais e estatutários, vem a Direcção submeter à apreciação de V. Exas. o Relatório da Direcção, o Mapa de Recebimentos e Pagamentos, Mapa de Direitos e Compromissos Futuros e o Parecer do Conselho Fiscal, relativos ao exercício findo em 31 de Dezembro de 2023.
- INTRODUÇÃO
O ano de 2023, apesar do alívio em casos epidemiológicos COVID 19, foi ainda marcado por estirpes gripais, persistindo os receios e constrangimentos para a actividade do Voluntariado em ambiente hospitalar, em especial dos voluntários de faixa etária mais elevada.
- ACTIVIDADES
Foi dada continuidade à retoma das actividades do Voluntariado, contudo, o reduzido número de voluntários presentes não permitiu ainda alcançar o nível de intervenção desejado e prática no passado. A equipa continuou a ser afectada por algumas baixas por motivos de ordem pessoal e de saúde. Mesmo assim e apesar das vicissitudes foi possível manter o apoio e acompanhamento dos doentes na área das Consultas externas bem como no Internamento, embora sem o conseguir de uma forma diária. Também o “carrinho” marcou presença, com alimentos embalados (leite, chá, sumos, bolachas) em doses individuais, em base quase diária. Foi dada resposta sempre que solicitado o apoio ao corte de cabelo e barbas aos doentes internados. A Venda Solidária funcionou de forma regular, aberta diariamente, durante as manhãs, porém, foi claramente prejudicada nos últimos dois meses do ano, em resultado das obras realizadas nos acessos pedonais do Hospital, situação que foi exposta à Administração do Hospital. A Venda de Natal decorreu em duas semanas voltando a atingir o sucesso de anos anteriores à pandemia. O Atendimento continuou a funcionar de forma presencial em horário reduzido e em teletrabalho. As reuniões mensais da Direcção tiveram lugar maioritariamente de forma presencial e pontualmente em regime de teleconferência, tendo sido assegurada a gestão corrente da Liga tanto a nível da intervenção dos voluntários junto dos doentes como no seguimento de assuntos de interface com os Serviços do Hospital.
Foram melhoradas as telecomunicações e renegociado o contrato com a MEO, opção que resultou do insucesso da implementação de uma solução de uso das telecomunicações do Hospital.
De entre as interacções da Liga, tendo em vista a humanização dos Serviços, destaca-se a resposta ao pedido de equipamento, consubstanciado com entrega de duas cadeiras de banho. A Liga aprovou também as solicitações na comparticipação em ajudas técnicas e medicamentosas a doentes em situação de carência económica, sinalizados pelo Serviço social. Foi prestado apoio administrativo e logístico ao coffee-break a eventos organizados no Hospital, por Serviços Médicos.
Na área Voluntariado, e numa perspectiva de renovação das equipas foram realizadas entrevistas a candidatos com a admissão de duas novas voluntárias, a que se seguiu o período de acompanhamento e treino no Internamento. Foi integrada temporariamente na Venda Solidária, como voluntária, uma funcionária da Empresa de Alimentação do Hospital, para cumprimento de serviço comunitário, experiência que resultou muito positiva.
Com vista à angariação de voluntários foram distribuídos folhetos, em locais estratégicos, apelativos à prática do Voluntariado e do associativismo. Com igual propósito, a Liga esteve presente na Feira da Educação e da Saúde, promovida pela Freguesia de Belém, em Maio, fazendo-se representar por uma equipa de voluntários.
Numa óptica de confraternização entre voluntários, extensiva aos corpos sociais, foi organizado o já tradicional almoço de Natal.
- EVOLUÇÃO DO CORPO DE ASSOCIADOS
Apesar de ter sido um ano de contenção na disponibilidade para o voluntariado em ambiente hospitalar, a Direcção reconhece o esforço e agradece a entrada de dois novos associados no final do ano corrente, elementos que integraram o corpo de voluntários.
- QUOTAS E DONATIVOS
Analogamente a anos anteriores, alguns associados adicionaram quantias variáveis ao valor da quota anual, que se converteram em Donativos. Entidades individuais e colectivas que acreditam na função social da Liga, voltaram a manifestar a sua generosidade com a atribuição de donativos. De referir o donativo em espécie para a Venda Solidária, uma máquina de café, oferecida pelo Grupo Nabeiro, que, para além do conforto que proporciona, incrementa as receitas deste espaço. Foi também recebido o produto do IRS consignado, situação igualmente demonstrativa da vontade de ajuda na prossecução dos objectivos estatutários da Liga.
- SITUAÇÃO ECONÓMICA-FINANCEIRA
A situação patrimonial da Liga continua estável, sendo disso evidência o nível das disponibilidades de tesouraria no final do ano. Faz-se notar que este saldo de tesouraria integra 11.237,64€, pertencente a Encontros Médicos, cuja responsabilidade está reflectida no Mapa de direitos e compromissos futuros.
Com a actividade ainda em processo lento, os Recebimentos superaram ligeiramente o ano anterior, enquanto os Pagamentos ficaram substancialmente aquém. Nos Recebimentos as Quotas e Donativos atingiram 1,3 mil euros contra 2,3 mil euros do ano anterior, a Venda de Natal e Solidária excederam em 0,6 mil euros o ano de 2022, já o IRS Consignado, no valor de 0,8 mil euros ficou próximo do nível do ano anterior. Nos Pagamentos destaca-se a redução da rubrica Serviço a utentes, basicamente porque as solicitações em Equipamento hospitalar/Ajudas técnicas, por parte dos Serviços do Hospital, foram menores, o que se consubstanciou num decréscimo de 2,4 mil euros. Como consequência do excesso dos Recebimentos sobre os Pagamentos, o saldo de tesouraria constante do Mapa de Recebimentos e Pagamentos do ano, é positivo no valor de 3.183,41 euros. Salienta-se que os Pagamentos estão inflacionados por 283,62 euros, valores que integram a conta corrente Encontros Médicos, que conforme supra referido se encontra relevada no Mapa de direitos e compromissos futuros.
Assim o resultado positivo de tesouraria, constante do Mapa de Recebimentos e Pagamentos do ano, é de 3.183,41 euros, enquanto o resultado líquido positivo do período de 2023 é de 3.467,03 euros
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
A Sra Coordenadora do Voluntariado, anunciou no final do ano, a sua vontade de, por razões pessoais, deixar o cargo e propôs e apresentou a sua substituta. A Direção aceitou a decisão e agradeceu o empenho no exercício da função. A nova Coordenadora assumirá a função interinamente no início de 2024 e formalmente na Assembleia Geral anual.
Em termos gerais, a Direcção congratula-se por ter sido possível à Liga, apesar dos escassos meios humanos, contribuir para a melhoria das condições técnicas e humanas de acolhimento dos que recebem cuidados de saúde do HEM. Consciente desta realidade, a Direcção continua atenta aos condicionalismos que ainda influenciam a retoma plena da actividade do Voluntariado. O corpo de voluntários situa-se numa faixa etária elevada, constituindo um grupo de risco. Há que continuar vigilante às adequadas medidas de segurança sanitária e dar seguimento à renovação do grupo com elementos mais jovens e menos expostos ao risco. Privilegiar a intervenção e apoio ao Hospital na óptica da modernização e humanização dos Serviços terá que continuar a ser uma alternativa à acção directa dos Voluntários.
Por fim aproveitamos a oportunidade para dirigir uma palavra de agradecimento às entidades que contribuíram com o seu generoso donativo e também aos nossos associados e voluntários pela confiança e colaboração prestada e a quem solicitamos apoio e participação, tão necessários para um crescimento da Liga dos Amigos do Hospital de Egas Moniz.
Lisboa, 22 de Fevereiro de 2024.
A Direcção