A Liga conta com a colaboração do seu corpo de Voluntários, que diariamente desenvolvem o seu trabalho em duas áreas específicas:

    • apoio diário mas Consultas externas, onde de uma forma gratuita fornece um pequeno mimo aos cerca de 1000 doentes/dia que acorrem aos cuidados de saúde no Hospital;
    • apoio aos doentes em internamento, fazendo-lhes companhia e prestando alguns Serviços, designadamente, apoio na refeição e Serviço de barbeiro.

Este trabalho que diariamente é prestado quer nas Consultas quer no Internamento assenta numa programação que se traduz na existência de uma escala de trabalho previamente estabelecida.

Outras actividades:

  • oferta de Natal aos doentes, uma pequena lembrança aos doentes internados;
  • oferta de ajudas técnicas e outras a doentes carenciados referenciados pelo Serviço Social;

São ainda desenvolvidas com o objectivo de angariar fundos para a prossecução das nossas actividades:

  • a Feira Solidária, que funciona durante as manhãs de 2ªfª a 6ªfª;
  • a Venda de Livros, que se realiza duas vezes por mês, à 2ª fª, durante a manhã;
  • a Venda de Natal, que se realiza uma vez por ano, no inicio de Dezembro.

Evolução do Voluntariado

Ser membro do Serviço de Voluntariado da LAHEM – Liga dos Amigos do Hospital de Egas Moniz é exercer uma actividade não remunerada, totalmente articulada com a acção dos profissionais, sem nunca os substituir, com o objectivo único de contribuir para o bem-estar e conforto do doente.
Este espírito de missão, sem qualquer recompensa para além da de melhorar a situação do doente, nem sempre é uma tarefa fácil quando queremos alargar a nossa equipa de Voluntários, processo que passa pela análise criteriosa do processo de candidatura, entrevista presencial e período de treino/estágio.
O Serviço de Voluntariado do Hospital de Egas Moniz existe desde 1989, data em que corpo de Voluntários contava com 15 elementos, sendo actualmente (2018) constituído por cerca de 30 elementos. A actual equipa dedica anualmente cerca de 5.000 horas junto do doente.